Idas & Vindas

Idas & Vindas
Nunca olhe pra trás

sábado, 15 de maio de 2010

O contexto histórico por trás de Band of Brothers.


BofB vem sendo um destaque da grade de programação da Band, mostrando a rotina de um destacamento de soldados chamado companhia EASY. A companhia Easy foi enviada para combater na Segunda Guerra Mundial, tendo a missão de recuperar o território da França das mãos dos Nazistas. Esta operação ficou historicamente conhecida como O DIA D.
A Segunda Guerra Mundial foi a mais sangrenta de todos os tempos, deixando 45 milhões de mortos pelo mundo, continentes devastados, e algumas dúvidas: Como um homem que era “monoball” conseguiu causar tanto caos? (Ao fazer a autopsia de Hitler, alguns médicos levantaram a hipótese que o “poderoso” führer tinha apenas um testículo) e como um sujeito de estereótipo atarracado conseguiu dominar uma nação?
Bem, eu tentarei responder essas questões e citar mais curiosidades desse período histórico. Divirtam-se.
Vamos começar por Hitler:
Adolf Hitler. Também conhecido como Führer. Apesar de defender tanta a raça ariana, não podemos dizer que ele era um exemplo clássico do estereótipo alemão, até porque, Hitler era austríaco. Adolf era amante das artes, estudou na Academia de Belas Artes em Viena, uma das mais conceituadas da Alemanha, e por muito tempo vendeu cartões- postais pra sobreviver.
Hitler, apesar de ser “monoball”, era um homem muito corajoso, duas vezes ganhou a Cruz de Ferro por combater durante a 1°Guerra Mundial. Ainda no exercito, virou espião, teve a missão de investigar um grupo chamado Partido dos Trabalhadores Alemães. Mas Hitler fez mais do que espionar a confraria, tornou-se líder do partido. O alemão (digo, austríaco), ainda inseriu as palavras “Nacional-Social” ao nome do partido, formando-se assim: os Nazi, ou simplesmente , Nazistas.
Junto com o seu partido, Adolf vislumbrava a governança, e para isso formou as suas milícias: a SA (seções de assalto) e a SS (tropas de elite). Para poder divulgar o seu partido ele criou o símbolo da suástica, um ícone e sinônimo nazista.
Com essas forças em mãos, Hitler estava confiante para tomar o poder, em um plano denominado Putsch. No entanto, o intento fracassou, o Führer se fodeu, e acabou atrás das grades.
Durante o tempo em que passou na cadeia, escreveu o livro “Mein Kampf”, com tradução, Minha luta. Nesse livro, Hitler expressou suas ideologias anti-semitas e pregou a superioridade ariana. Tudo besteira. Durante as olimpíadas de Berlim que tinha como objetivo comprovar a superioridade da raça ariana, quem se destacou mesmo foi o corredor Jesse Owens, que acabou levando para casa quatro medalhas de ouro. Enfim, a história de uma “raça superior”, descia pelo ralo.
Sob o governo totalitário de Hitler a Alemanha se recuperou da inflação e se expandiu, anexando ao seu território: Pôlonia, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Luxenburgo e... ufa, a França.
Como vocês podem ver, o führer era foda. Mas com a iminência da invasão de Berlim pelos aliados, Hitler suicidou-se ao lado de sua esposa (não há indícios que eles deram uma rapidinha antes).

Outra figura carismática da 2° guerra mundial era Benito Mussolini, pois mantinha um bigode e era um sujeito atarracado. Não passava nenhuma postura de poder, tampouco, autoritária. Por isso mesmo, Benito antes de se tornar chefe do Partido Nacional Fascista, era jornalista, de um importante jornal socialista (não era minha intenção rimar), o Avanti.
Mas Mussolini virou a casaca e tornou-se um ditador oficial em 1925. Passou de um sujeito bigodudo e atarracado para, “II DUCE”, ou simplesmente, o fodão.
Até a acachapante derrota dos países do eixo (Itália, Japão e Alemanha), Benito era o maior aliado de Hitler durante a 2°Guerra Mundial, porém, com esse malogro, Mussolini foi obrigado a pedir para sair. Logo após a destituição do DUCE, a Itália se rendeu aos Aliados (Formados principalmente por: Grã-Bretanha, França, União Soviética, Estados Unidos e China) e declarou guerra a Alemanha.
Com isso, era o fim do Hitler; era o fim do totalitarismo; era o fim do “monoball”.

ALLOOOOOY SILLLLLLVER!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário