Idas & Vindas

Idas & Vindas
Nunca olhe pra trás

sábado, 22 de maio de 2010

O Inferno São Os Outros


Jean-Paul Sartre, filósofo francês, que ajudou a defender a tese do existencialismo, isto é, a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.

Agora você deve estar se perguntado: O quê!!!?

Realmente muito complexo. Mas só citei Satre neste texto, porque ele criou o termo que eu usei para ilustrar o meu texto: “O inferno são os outros”.

Agora esqueça a ideia de Satre. Sou eu que vou dar a minha opinião sobre este termo.

No último texto (relatos sobre a felicidade), vocês viram que para nós ,a felicidade parte do simples fato de se estar com quem gosta, tal como : família, namorada, amigos..., ou seja, com pessoas que nos fazem sentir bem.

Mas o que não citamos é que são essas pessoas; que aqui intitularemos como os “outros”, são os principais responsáveis pelos nossos maiores problemas, pois elas vivem nos gorando, contrastando nossas idéias, fazendo com que nossos planos não dêem certo. “Pessoas só fazem mal”, era isso que uma amiga minha vivia me dizendo.

Contudo, se não fossem os outros, também não teríamos em quem confiar, não poderíamos compartilhar nossas vitórias e nos faltaria um ombro amigo para buscar apoio e conselhos. Sem os outros, não teríamos nenhum motivo para trabalhar. Para que fazer algo de extraordinário, se não vai servir a ninguém?
Então, Não condicione o seu inferno ou paraíso aos outros. Tente construir relacionamentos saudáveis. Faça isso desenvolvendo a sua inteligência emocional. Seja o ombro amigos dos outros, para encontrar um que você possa encostar quando precisar.  Para tal, você precisará melhorar a sua percepção em relação aos sentimentos e emoções das pessoas que estão em sua volta.  Não seja você o inferno das pessoas. Aprenda a administrar relacionamentos, assim ampliará a capacidade de relacionar-se consigo e com os outros,  logo,  você se conhecerá melhor, e também, as pessoas que o circundam.
Quando você for atribuir a outras pessoas o seu inferno, lembre-se: sem elas será que a sua vida faria sentindo? Tenho certeza que logo alguém que te ama lhe dará a resposta.

Era só o que eu tinha a dizer. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário