Idas & Vindas

Idas & Vindas
Nunca olhe pra trás

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Geração Coca-Cola

Um belo dia no colégio, meu o professor de história, chamado
Ronaldo, perguntou-nos qual foi o apelidado dado para a geração de bebês que nasceram durante a guerra fria.
Este momento era propício para uma das minhas anedotas sem compromisso.
Então, respondi: -  Geração coca-cola, professor.
Ele olhou-me com um ar que eu não saberia dizer se era de descontração, ou, indignação. Passados alguns segundos dessa cena, ele respondeu: Que geração coca-cola o quê! Os bebês nascidos durante a guerra fria foram apelidados de Baby-boomers, traduzindo, explosão de bebês. Foi dado esse nome, porque após a 2°guerra mundial, os pais; no qual eu incluo o de vocês, fizeram muito filhos, o que ajudou o mundo a se recuperar da crise demográfica deixada pela guerra.  Essa geração foi à maior responsável por protestos sociais. Era muito ativa politicamente. Foi ela que deu origens a grupos como os hippies e, também, foram eles que lutaram contra a ditadura militar aqui no Brasil, resumindo, eles foram muito importantes historicamente. O que é muito diferente das gerações de vocês. Se nós éramos conhecidos pelo dilema: “drogas ,sexo e Rock’n”roll”, vocês são conhecidos como:  A geração da “cerveja, masturbação e funk”. Enfatizou o nosso professor.
As declarações feitas pelo o professor Ronaldo, mexeu  muito comigo. “Eu nem gosto de funk”, eu pensava. Mas depois de muito refletir, percebi, que a minha geração que era a tida como geração coca-cola. Pois vejam bem: A maioria dos jovens hoje não tem voz ativa politicamente. Alguns nem sabem quem são os candidatos a república este ano. Fazer protesto então, nunca... “E arriscar perder malhação”.
Nós somos assim: Alienados. Ouvimos só o que toca no rádio, não temos ideais próprios, e vestimos o que a televisão manda. Não protestamos, não nos interessamos pelo noticiário, e melhor para nós sermos reconhecidos como “colírios”, do que como heróis por defendermos uma causa (como o projeto ficha limpa, por exemplo).  E o pior de tudo: Não fazemos sexo, e somos reconhecidos como meros masturbadores.
E hoje em dia é tão mais fácil (fazer sexo) protestar. Existe a internet que pode nos ajudar, os sites de relacionamento; alguns dos encontros para protestar contra o pleito do Irã, que muitos disseram que foi coagido, foram promovidos pelo twitter. E mais... Podemos seguir os candidatos a presidência pelo twitter, cobrando as promessas que fazem em época de eleição.
Mas isso só vai acontecer, se nos dispusermos a gastar aquele tempo que utilizamos pedindo indicação no twitter, para uma coisa mais útil. Se nós fizermos isso, poderemos, então, twittar mensagens como: “pra não dizer que não falei das flores”, e assim, seremos reconhecidos como: A GERAÇÃO COCA-COLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário